Dicas – Moda de favela

Quando o assunto em questão é moda. O blog Another Fine Tee sai na frente para te informa o que é tendência, e a moda de favela tem sido algo espetacular. Confira o que preparamos para você.

Moda de favela

IMAGEM DE MODA DE FAVELA
MODA DE FAVELA

 

Diversidade e criatividade é palavra-chave para galera que curti a moda de favela no Brasil.

Talvez passe pelas mentes de muitas pessoas a seguinte situação: O que vem de um lugar tão distante dos padrões considerados sociais, e que integram as cidades modernas.

A grande dúvida está além dos que pode ver, a grande questão é explicada devido preconceito de muitos.

Existe uma frase bíblica que ganhar vida a cada dia; o povo perece por falta de conhecimento. E nessa alegria que contagia as favelas que eu te convido a conhecer o que de melhor ela pode oferecer para todos nós que somos meros espectadores dessas comunidades.

A favela além de ser um lugar onde encontramos pessoas simples e amável, também é o lugar da tendência, lugar da alegria e da diversão.

Entendendo um pouco mais

Para que você entenda um pouco mais vamos esclarecer o que é favela.

Favela é o conjunto de habitações populares precariamente construídas e desprovidas de infra-estrutura(  rede esgoto, de água, de postos de saúde, de energia, de posto saúde, de escola…). Em outras palavras, favela é o lugar onde as pessoas verdadeiramente são guerreiras.

Agora eu te pergunto. Este povo é ou não um povo guerreiro?

São tantas dificuldades que pesamos em desistir já na primeira curvar, mas para quem morar na favela não é bem assim. Entenda:

Churrasco na laje

Na favela não tem tempo ruim não, a galera inventa e reinventam tudo a todo tempo, e não é para menos neh! uma coisa tem que compensa a outra.

Longe das grandes mansões e conforto das pessoas que têm condições melhores, a galera da favela troca a piscina pela caixa d’água, invés de um clube ou varanda gourmet a turma curti aquele churrasco na laje.

Reunir na laje é algo formidável para quem mora na favela, sempre rola aquele churrasco o bom que um puxo o outro, quando ver já ta rolando a maior festa. O  ritmo é ditado pelo funk, pagode e tudo que ta na moda a favela chega junto.

A laje é palco de muitas reuniões familiares, os amigos que chegam já se instalam por ali mesmo e vão ficando a vontade.

Moda de favela é real

Ai! Temos uma pergunta, quem não gosta de se vestir bem? a resposta é fácil demais, todo mundo gosta de se vestir bem.

Colocar aquela roupa e um par de sapatos escolhidos a dedo, Lançar um vestidinho, com um saltão arrasador ou aquele boné e tênis bolado. Fala aí, quem é que não gosta de estar na moda, e porque não, fazer a sua própria

Acompanhar tendências ou seguir seu próprio estilo, qualquer um dos dois está valendo, pois o importante mesmo é estar bem consigo mesmo

A favela cria sua própria moda, é referência para o mundo inteiro e tem-se destacado em todos os locais. O funk revolucionou o mundo moda, ele é referencial para muita gente boa por ai.

A década de 90 foi o divisor de águas, ela determinou uma revolução extraordinária nas favelas.

Veja ai um estilo que permanece até hoje. O corte jaca que foi lançado na favela do Jacarezinho, este corte tem o estilo de um “V” é muito usado pelos moradores desta comunidade.

O sucesso dos cortes de cabelos

Os cortes foram além dos manos que criaram o estilo, eles revolucionaram a moda dentro da favela. As favelas começaram a se movimentar, a famosas barbearias da época começou a ter movimentos, a cada esquina tinha alguém ganhado e fazendo à alegria da rapaziada.

As meninas não ficaram para trás, na verdade ela se inovaram usando cabelos usando um penteado novo, cabelo alisado e aquela franja na testa.

Agora tinha aquelas que gostavam de um cabelo bem encaracolado e com uma franja bem esticada. Tinha gosto e tendência para tudo.

Foram modas passageiras, mas é fácil encontrar alguém por ai usando um estilo de cabelo da época.

Sandálias emborrachadas femininas

Ainda na década de 90, as meninas do morro do salgueiro, chamou  atenção do Brasil lançando a moda das sandálias emborrachadas.  A moda foi tão forte que os meninos da favela caíram de cara no estilo inovador.

Uma coisa é certa na favela certa, na favela tem sempre alguém inventando moda, e isso acontece todos os dias e todas as horas.

Na favela estão sempre reinventando moda

Na favela, estão sempre criando e recriando a moda, assim como foi com uso dos chinelos de dedo numa época de Natal. Todos os meninos e meninas combinaram de ir para o baile com esses chinelos de dedo e gorro de Papai Noel e assim foi por vários Natais nos bailes funk do Morro.

Até a maneira de pegar sol na laje foi recriada, pois as meninas, para ficarem com a marquinha de biquíni bem certinha durante o verão, começaram a colar fita isolante por baixo da alça e usar bronzeadores caseiros, feitos de folha de figo ou de sementes de urucu com óleo de amêndoas ou mineral.

Essa moda foi parar nas novelas e agora tomou conta do Rio de Janeiro todo. Nas redes sociais, o que não falta é anúncio de mulheres alugando suas lajes para fazer bronzeamento e até o biquíni de fita isolante surgiu depois que a cantora de funk Anita usou em um de seus videoclipes.

É a favela dando seu pitaco na moda carioca.

Dentro das favelas vemos isso claramente, pois estão sempre surgindo novas tendências femininas e masculinas, duradouras ou passageiras. Não importa, o que interessa mesmo é estar bem e se sentir bem, seja qual for o estilo

Rock in Rio 2019

O maior evento de rock do planeta se prepara para o ano de 2019, e já adiantou como será o Espaço Favela no evento.

Espaço favela

  • O anúncio de atrações do Palcos Mundo e Sunset continua a todo vapor. Contudo, o festival preparou um espaço novo para a próxima edição, o Espaço Favela, tido como umas das grandes novidades no Rock in Rio 2019.
  • Além de uma estrutura cinematográfica, o espaço contará com apresentações de revelações selecionadas pela curadoria do evento.more-48613
  • Mais do que um festival, o Rock in Rio pode ser considerado uma plataforma de comunicação que vai dar voz, luz e mais espaço para os talentos das comunidades.
  • O Espaço Favela será dinâmico e com muitas atrações ao longo do dia.
  • No total serão cerca de 260 artistas, de mais de 10 comunidades diferentes, envolvidos na programação dos sete dias de festival.
  • Serão 28 bandas de diversos ritmos musicais, divididas em quatro shows por dia. Além disso, muita dança com as apresentações do grupo Nós do Morro e poesia, com as batalhas de slam.
  • Uma das atrações já confirmadas no espaço é a jovem Tuany Zanini, que tem inspiração musical em Elis Regina, Vanessa Moreno e Solange Knowles.
  • O Espaço Favela contará com três bares, que serão comandados por 20 empreendedores gastronômicos de comunidades escolhidos por meio de uma parceria com o Sebrae.

Essa parceria está buscando representantes de onze favelas da cidade do Rio de Janeiro. “Chapéu Mangueira, Babilônia, Rocinha, Vidigal, Providência, Morro do Pinto, Salgueiro, Cidade de Deus, Vila Kennedy e Complexo da Maré.

Além dos coletivos de empreendedores de alimentação Sabores do Porto e Maré de Sabores, este último oferecerá o catering do evento. Em 2019, além da gastronomia, serão qualificados os empreendedores do setor de moda e os artistas que estarão no Espaço Favela

A favela precisa olhada com carinhos por todos os membros de uma sociedade que buscam alegria e paz.

A dica que deixamos é sempre que puder entra numa favela, ou de alguma foram poder ajudar alguém de de lá: Faça sem preconceito, faça por amor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *